Google+ minha casa, meu mundo: Fazendo Tie-Dye nas férias

13 de janeiro de 2012

Fazendo Tie-Dye nas férias

postado por Giova

Estou passando as férias com as crianças na nossa casa na Ilha do Mel. Este é um lugar muito especial: a ilha é uma reserva ecológica, com poucas casas, todas de madeira, sem carros e com limite de visitação. Faz 32 anos que minha família tem casa aqui. Ainda vou fazer um post com os encantos desse lugar.
Todas as férias eu trago algo pra fazer junto com as crianças. Já tivemos época em que trazíamos caixinhas e guardanapos para fazer decoupage; em outra foi tinta para pintar vidro, pedra para fazer bijoux e agora estamos na fase das camisetas de tie dye.
O legal do tie dye é que todo mundo gosta de fazer, tanto os meninos quanto as meninas. O tie-dye foi muito usado na decada de 60 e 70, no período hippie, mas acabou voltando a ser moda principalmente entre os adolescentes.
Conforme o nome mesmo diz, essa é uma técnica de amarração e tingimento.
Como fazer tie-dye: a receita é simples. Você precisa de:
1. camiseta de algodão, pré-lavada
2. corante (tinta) para tingir (são bem baratinhas, vale a pena comprar várias cores).
3. sal grosso
4.elástico de borracha ou barbante
5.embalagem para colocar a tinta (podem ser as bisnagas usadas para pintar cabelo ou até mesmo uma garrafinha d’água).
6. vinagre
tie1
Primeiro Passo
Deixe a água ferver, adicione duas colheres de sal grosso e dilua o corante na água. É importante que o corante esteja bem diluído.
Dependendo da cor, eu uso meio tubinho de corante e dissolvo em 400 ml de água. O ideal é fazer testes para ver o tom que você quer chegar. Eu prefiro deixar as cores bem fortes.
Coloque a tintura nas embalagens (lembre-se: pode ser dentro de bisnagas usadas para tinturas de cabelo ou até garrafinhas d`água). O bom é que tenha um bico para você direcionar a tinta.
Segundo Passo
Molhe bem a peça com água quente e enrole. São muitos os tipos de amarrações, são tantas ideias que merecem que o próximo post seja só pra elas.
Nessas camisetas usamos o tipo espiral. Apertando o centro da camiseta, vá girando.
 107
Ela vai ficar assim:
108 
Terceiro Passo
Depois amarre a camiseta ou coloque elástico para manter a espiral
tie4 tie5
Quarto Passo
Agora é só se divertir espalhando as cores. Fica muito legal se você separar em três partes a camiseta e fazer uma de cada cor. Tem que molhar bastante, deixar encharcada de tinta. Por isso tem que fazer em um lugar que possa molhar. Vi uma ideia legal na net: colocar a camiseta dentro de um escorredor de macarrão em cima de um balde. Assim, ao pintar, a tinta escorre para o balde.
 tiedye4tie10
Quinto Passo
Depois que já estiver com a tinta, jogue vinagre para fixar melhor. O ideal é deixar por umas 8 horas ainda amarrada a peça. O problema são as crianças aguentarem esperar esse tempo todo pra ver o resultado, e como vocês podem observar na foto essa camiseta já está desamarrada kkk.
Esse foi o resultado de duas das camisetas que fizemos:
tie12 tie13
tie 14   
É muito simples fazer, mas com a prática acaba ficando cada vez melhor. Li que também funciona muito bem com aquelas tintas que usam para pintar camisetas com pincéis. Ainda não experimentei, mas fiquei muito curiosa.
Espero que esse passo a passo do tie-dye ajude a divertir as crianças. O problema é que depois de aprender essa técnica eu tenho que cuidar até dos panos de pratos aqui de casa, pois as crianças querem tingir tudo kkk.
Beijos

12 comentários:

  1. Oi flor,belo trabalho ficou linda!

    "É durante as fases de maior adversidade que surgem as grandes oportunidades de se fazer o bem a si mesmo e aos outros". (Dalai Lama)

    Bom final de semana abençõado,bjus.
    hptt://cafeecetim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gente, usei muito vestido e blusas tie-dye na minha infância. Teve uma época que voltou e agora de novo, né?
    Fica muito legal mesmo.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  3. adorei fazer parte desta deliciosa aventura colorida!!! Minha filhota esta encantada e orgulhossissima de si mesma!!! Alessandra

    ResponderExcluir
  4. boa tarde, que ideia boa.
    tenha um otimo final de semana.

    ResponderExcluir
  5. E fica a coisa mais linda, né? Adorei a dica. Me lembro de quando inventamos de 'uniformizar' os participantes do meu grupo de feira de ciências (a long time ago...rs) com camisetas assim! Uns dias depois a escola inteira fez arte com o uniforme! Boas lembranças me trouxe esse post!
    Abraços e curta o seu paraíso!

    ResponderExcluir
  6. Que legal! Achei mto interessante...vou fazer...rsrsrs...e boas férias!
    Bjos.
    WaleriaLima

    ResponderExcluir
  7. Que ideia bacana.
    Ficou linda a camiseta.
    Ótima férias e uma mega semana.
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Q linda!!! amei a idéia e super simples, lógico que criança gosta, tem cara de que está fazendoa arte!!!

    Bjs e ótimas férias!!!

    ResponderExcluir
  9. Ok, esperei as férias acaberm par fazer o tie die nas minhas roupas, onde moro as roupas brancas acabam ficando amareladas, a terra aqui é muito vermelha, enfim... estou reinventando meu guarda roupa, e sinceramente estou amando, a pior parte é que nem posso ver roupas brancas pela frente que já imagino como vão ficar!!! Valew a dica viu Giova!!!

    ResponderExcluir
  10. OLá! Adorei a postagem!

    Giova, qual o corante que foi usado?

    Desde ja, agradeço a dica. XD

    ResponderExcluir
  11. Estou achando graça porque estava no google pesquisando o tie dye que quero fazer numa saída de praia. Dei a volta ao mundo e acabei encontrando aqui, num blog curitibano. Giova, vou fazer o meu e depois mostro no ArteAmiga.
    Bom ano,

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis