Google+ minha casa, meu mundo: Aula # 7 - usando os blocos

28 de novembro de 2011

Aula # 7 - usando os blocos



Hoje eu quero ensinar a fazer um pegador de panelas bem simples. Para isso vamos usar um dos blocos feitos com a técnica de foundation que ensinei AQUI na aula #5 e no tutorial AQUI.
Antes de mais nada quero pedir desculpas pela qualidade das fotos, mas este fim de semana foi uma correria e mal consegui chegar perto da máquina!
Hoje vamos colocar uma borda no bloco e quiltá-lo. Na próxima aula vamos colocar o viés. E porque não terminamos hoje? Porque o tal viès é um dos monstros sagrados da costura e na verdade é bem simples de colocar, só requer paciência. Então acho melhor fazer um post só para ele, com um pouquinho mais de calma...

Então hoje vamos apenas começar, ok?


O meu bloco tem 15 x 15 cm e é muito pequeno para um pegador de panelas. Então fiz uma borda.


Cortei uma tira de 5 cm de largura e costurei sobre um dos lados do bloco. Feito isso, cortei a sobra. 
Passei o trabalho abrindo as costuras e costurei o outro lado. Repeti o mesmo até terminar todos lados do bloco.


Depois, era hora de colocar o enchimento. Eu usei uma manta acrílica mais fina, mas com maior densidade, ela parece um feltro, que protege mais do calor, afinal é um pegador de panelas!


Cortei a manta e o forro maiores do que o bloco (porque o quilt dá sempre uma enrugadinha no forro). Aqui eu exagerei no tamanho, para ficar bem claro.
É preciso prender forro, manta e topo para poder quiltar. Você pode fazer isso com alfinetes ou com uma cola em spray especial para estes trabalhos. Eu uso  a cola. Aliás, depois que descobri esta cola minha vida mudou! É simples e rápido, funciona que é uma maravilha, o sanduíche de forro, manta e topo não sai do lugar e não há perigo de errar. Isso não é um publieditorial, é apenas uma dica de quem já sofreu muito quiltando sem a cola...


Para prender com alfinetes é preciso começar sempre do centro para as bordas e ir esticando bem o tecido. Você pode alinhavar se quiser. Para usar a cola, basta passar um pouquinho  no forro, colar o recheio, passar um pouco no recheio e colar o topo, fazendo um sanduíche.

Hoje não quero falar sobre o quilt propriamente dito, mas apenas mostrar como fazê-lo de forma simples e rápida em um pequeno projeto. Fiz à máquina, apenas em algumas costuras, só para prender as três camadas e dar um charme. Mas você pode quiltar cada costura de seu trabalho, pode fazer um desenho (como um coração), pode fazer como sua imaginação mandar. 
O quilt à máquina não tem muito segredo. Basta usar o ponto um tiquinho maior do que o normal, eu usei 3 na minha máquina e seguir rente às costuras, tomando cuidado de começar e terminar nos cantinhos (se a agulha terminar antes ou depois, conserte: levante a agulha e o calcador e volte com ela no ponto correto). Meu deus que fotos horrorosas!


Na segunda foto dá para ver o encontro das linhas. Para fazer um bom acabamento, eu dou um nó em ambas, bem justo, coloco o excesso de fio na agulha e escondo-o por dentro do trabalho, assim:


Depois é só cortar o excesso! Faça o mesmo no avesso. 
Se a sua máquina tem botão de acabamento, aqueles 3 pontinhos no mesmo lugar, pode usá-lo no começo e no fim do trabalho, mas o acabamento não fica tão delicado.
Como a manta é fina, o matelassê não aparece tanto, mas ao vivo está bem delicado e deu um charme extra. De qualquer forma, o quilt é necessário para prender as camadas.

Este é o quilt mais simples que pode-se fazer, quando quero fazer desenho livres e inventar outras modas, faço à mão, porque vou contar: não domino a arte do quilt livre à máquina... acho muito difícil, de verdade.
Mas vou fazer uma aula apenas falando do quilt, técnicas, formas, desenhos... é um mundo de possibilidades!

Gostaram? Está quase pronto! Na próxima aula vou desvendar os segredos do temido viés! Aguardem.

Beijos
Lu











8 comentários:

  1. Bacana! gostei!... acho legal compartilharmos o que sabemos com outras pessoas! Parabéns!
    Tb montei um Pap, de uma topiária lá no meu blog,se puder vai lá da uma olhadinha, ok?!
    Um abraço!
    Ni

    ResponderExcluir
  2. É muito pra mim, que não consigo costurar em linha reta.

    Mas que é lindo, isso é!!!

    ResponderExcluir
  3. NOSSA,PERFEITO!É MINHA PRIMEIRA VEZ NO BLOG,E CHEGUEI PRA FICAR!!!PASSA LÁ NO MEU CANTINHO TAMBEMESTOU COMEÇANDO A ME AVENTURAR NO MUNDO DA COSTURA,BJSSS

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Obrigada pelas dicas!

    Boa Semana!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. NOSSA ESSA AULA FOI MARAVILHOSA, APESAR DE VIR ACOM´PANHNDO OS POST DAS AULAS AINDANÃO CRIEI CORAGEM PARA INICIAR MEUS PROJETOS,MAS ASSIM QUE COMEÇAR MANDO-LHE FOTOS DE MEUS TRABALHOS

    ResponderExcluir
  6. Acompanho seu blog a muito tempo, acho incrível....as aulas estão ótimas, eu adoro e indico para as amigas sempre....fiz um tutorial de um porta copos bem simples no meu blog, ficarei feliz se tiver um tempinho pra olhar...
    bjs
    Dani

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu,
    Quero te agradecer pelo curso maravilhoso que voce postou.
    Aprendi muito e fiquei tão animada que comprei a base e cortador.
    Postei hoje a dica do seu blog e deixei link
    Beijos e obrigada

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis